Sabia que ...

GRIPE

O que é a Gripe

A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie.

 

Gripe Humana

É causada por estirpes de vírus Influenza capazes de se ligarem ás mucosas do aparelho respiratório humano.
A maior parte das pessoas recupera em uma a duas semanas. A gripe é mais perigosa nas crianças pequenas, nos idosos (com mais de 65 anos de idade), nos doentes com problemas do sistema imunitário (infectados pelo VIH ou transplantados), ou com doenças crónicas (pulmonares, renais ou cardíacas). Nestes grupos de doentes a gripe pode levar a complicações graves, é nos quais ocorre o maior número de hospitalizações e de mortes.

 

Gripe A (Gripe Suína ou H1N1)

A "gripe suína" é uma infecção respiratória que atinge os suínos. Nos humanos não existe "gripe suína" mas sim "gripe humana de origem suína" ou Gripe A. Esta pode ser provocada por algum vírus do tipo Influenza A, que pode ter infectado também algum suíno e ter-se transformado nesse hospedeiro. A doença pode surgir em surtos regulares em suínos, embora em Portugal não existam casos descritos. Em condições normais as pessoas não são atingidas pelos vírus da "gripe suína", sendo que a infecção humana pode apenas ocorrer esporadicamente. Estes vírus da "gripe suína" foram detectados diversas vezes no passado noutros países. A sua propagação de humano para humano foi sempre limitada e não sustentada para além de três pessoas. Actualmente uma nova estirpe de Gripe de origem suína, também designada por "Gripe A" está em circulação em diversos países de vários continentes constituindo uma potencial causa de pandemia de gripe

 

 

Sintomas

Gripe Comum (sazonal)

Gripe A

Tosse

Pouca

Seca

Febre

<39ºC

Inicio súbito 39ºC

Dor de cabeça

Pouco intensa

Intensa

Calafrios

Esporádicos

Frequentes

Expectoração

Congestão nasal

Pouca

Cansaço

Moderado

Extremo

Dores musculares

Moderadas

Intensas

Ardor nos olhos

Leve

Intenso

Dor de garganta

Forte

Leve

 

 
Localização da clínica
Adicionar ao favoritos | Enviar a um amigo |
moonshapes algarve webdesign logo | doublebun logo