PSICOLOGIA

Consulta Realizada pelo: Dr. Luis Barriga (001631)

 

PSICOLOGIA

  • Infantil
  • Adultos

Apoio a Estratégia de Emagrecimento
Pós Operatório Cardiovascular

 

O que é a Psicologia?

Muitas pessoas já se perguntaram um dia se um padre, amigo ou o horóscopo pode substituir um psicólogo. Não podemos negar que a ajuda dessas pessoas podem ter uma função terapêutica quanto à superação de dificuldades. Assim como viajar, tirar umas férias, ouvir música também podem ter uma função terapêutica.

O psicólogo e o seu trabalho distingue-se dessas modalidades porque utiliza frequentemente o conhecimento científico na intervenção terapêutica, possui técnicas e instrumentos apropriados que possibilita diagnosticar dificuldades de ordem psicológica com um modelo criterioso de interpretação e de intervenção.

 

PSICOLOGIA CRIANÇAS / ADOLESCENTES

Uma das situações mais preocupantes para os pais é o sofrimento físico e/ou psicológico do filho, principalmente quando não conseguem encontrar uma forma eficaz de o ajudar.

Essa preocupação quando persiste tende a provocar, muitas vezes, stress e alterações na dinâmica familiar, uma vez que o desconforto se estende aos restantes membros da família.

O mal-estar da criança ou do adolescente pode, ainda, manifestar-se noutros contextos, nomeadamente no escolar e social.

A Psicologia poderá, então, ajudar a criança ou o adolescente bem como os pais a compreenderem o que originou aquele desconforto e a encontrar possíveis formas de o aliviar, através de uma intervenção terapêutica estruturada e individualizada.

 

PSICOLOGIA DO ADULTO

Ao longo da vida deparamo-nos com situações que não conseguimos lidar tão bem como gostaríamos. Há inclusivamente algumas que aparentam não ter solução.

Estas situações podem surgir em diversos contextos, desde o pessoal e familiar até ao profissional.

A dificuldade em lidar com estes problemas provoca muitas vezes stress, sentimentos depressivos e de angústia, perturbações de ansiedade, entre outros, e que podem conduzir a uma diminuição da auto-estima e mesmo a sentimentos de impotência para encontrar uma resposta eficaz.

A Psicologia Clínica pretende assim, nestas situações clarificar o problema, averiguar as suas causas e ponderar as suas consequências (imediatas e a longo prazo) e propor um plano de intervenção individualizado.

 

Marcar consulta

Localização da clínica
Adicionar ao favoritos | Enviar a um amigo |
moonshapes algarve webdesign logo | doublebun logo