ABERTURA DAS CLÍNICAS A 4 DE MAIO
ABERTURA DAS CLÍNICAS A 4 DE MAIO
Medidas Preventivas nas Clínicas Gago Leiria, Lda
As clínicas vão implementar o atendimento à porta fechada, de forma a minimizar a permanência de utentes na Clínica e para garantir o distanciamento entre cada utente.
Assim, apenas poderão permanecer na clínica os utentes que estão a ser atendidos ou outros que tenham necessidade; como os deficientes em cadeiras de roda, utentes com alteração da mobilidade e/ou autonomia e utentes em macas.
O uso de máscaras é fundamental. Assim só é permitida a entrada de utentes na clínica com máscara colocada. Assim como a desinfeção das mãos; à entrada das clínicas existe um dispensador de álcool gel para o efeito. Devem fazer de acordo com as normas que se encontram afixadas junto dos mesmos e só depois dirigirem-se aos funcionários da clínica.
A fila de espera será efetuada à porta das clínicas, garantindo que os utentes em espera o façam num local arejado e que mantenham o distanciamento social adequado.
Os colaboradores, usam máscaras, luvas e gel desinfetante para as mãos no atendimento administrativo aos utentes. Estão colocadas barreiras protetoras nos balcões e existe uma fita colorida sinalizadora no chão de forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o utente.
Os profissionais de saúde estão devidamente equipados com EPIS (máscaras, viseiras, barretes, luvas e fardamento adequado) no contato direto com o utente.
Atenção à marca sinalizadora no chão: Não devem ultrapassá-la.
A limpeza e desinfeção dos equipamentos, superfícies, salas de espera e unidades de exames e consulta são realizadas de acordo com as orientações da DGS.
As recomendações da Organização Mundial de Saúde, salientam a importância de evitar o manuseamento de dinheiro vivo, uma vez que notas e moedas podem ser uma fonte de contágio do novo coronavírus. Assim, os pagamentos deverão ser realizados por Multibanco – MB, preferencialmente.